Arco-íris

Retrata o canal entre o céu e a terra. Assim, está no Talmude – conjunto de livros, escritos sobre  as tradições e costumes das leis e doutrinas judaicas .

O arco- íris,  também pode ser  visto como símbolo da ponte Bifrost – Reino dos Gigantes – na  Mitologia Germânica.

Algumas pessoas creem no Traço de Maria – mediadora da conciliação. É considerado  como um sinal da Virgem.

Na Mitologia Grega, a deusa Íris exercia a função de arauto divino e deixava um rastro repleto de cores no céu.

O Arco íris tornou-se símbolo do processo da chuva, da fertilidade, da prosperidade.

Já no Cristianismo, no Islamismo e  também no Judaísmo  o arco-íris foi determinado como um “Sinal da Aliança, pois logo após o Dilúvio, quando a Arca de Noé pousou sobre o Monte Ararate, Deus prometeu que nunca mais iria destruir a Terra por meio da água e depois de cada chuva seu arco apareceria nas nuvens e este seria o símbolo da aliança estabelecida entre Deus e toda carne vivente de toda espécie que está sobre a terra e por todas as gerações futuras.”

O arco-íris passou por vários significados e quanto aos matizes, a China acredita em  05 cores e também  na representação da união de Yang e Yin.

“Arco-íris é um fenômeno óptico que ocorre devido à refração e reflexão da luz, que é dispersada ao entrar em contato com outros meios.” Também, acontece o fenômeno “meteorológico que ocorre quando há chuva seguida de iluminação solar. Esse efeito acontece devido à dispersão da luz branca em cores do espectro visível da luz.

As gotículas de água funcionam como um prisma. A luz refratada para dentro das gotas é refletida em um ângulo de aproximadamente 42º e volta a ser refratada para atmosfera, chegando aos olhos dos observadores. Esse efeito demonstra o padrão das sete cores do arco-íris, que, na realidade, é formado por infinitas cores, e, aparece apenas quando o Sol está no lado contrário do observador e com uma altura baixa, como no poente.”

A lenda diz;

Existe um pote de ouro no lugar que o arco-íris aponta. Será?

Fotos: Anna Paula S. Álvares

3 Comentários

  1. Ritinha

    Bem explicativo. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *