Toque Terapêutico
“…se aceitarmos que uma pessoa é um campo magnético, torna-se fácil explorar modalidades terapêuticas como Toque Terapêutico….” Martha E. Rogers
O Toque Terapêutico (TT) emana da imposição das mãos, numa distância de quatro a vinte centímetros da pele do paciente, trata-se de uma arte antiga, um toque sem toque ou toque suspenso, usado nas curas das dores, dos males e no auxílio da redução da ansiedade. Esta técnica lembra o reiki (harmonização dos chakras), técnica também bastante parecida com o passe magnético, todavia o TT pode ser usado em todo o corpo, iniciando sempre pela cabeça.
O TT é uma técnica contemporânea cujos princípios são o da Ciência do Ser Humano Unitário (campo humano), fortalecido nas práticas holísticas na enfermagem, segundo Martha Rogers, “o ser humano está integrado no todo e o todo está integrado no ser humano, mas cada ser humano tem seu ser próprio, o indivíduo”, sendo um método holístico evasivo que usa o campo magnético, o campo de energia abundante que ultrapassa a pele e flui equilibrando cada parte do corpo.
São quatro etapas que se destacam:
Avaliação, quando o terapeuta ouve as queixas do paciente e depois avalia as partes frias para irradiar o calor, o Toque Terapêutico.
Focar, momento em que o terapeuta deve imaginar uma luz saindo das mãos e o paciente imaginar recebendo esta luz em forma de calor localizado.
Atuação no campo energético, tocando com as mãos no sentido craniocaudal, passando calor.
Tratamento e modulação do campo magnético, pelo aquecimento dos lugares frios, direcionando as mãos para as suprarrenais do receptor que, em resposta, sentirá um aquecimento como se provocado por uma bolsa de água quente.
O TT embora provoque sensação de bem-estar, não é uma garantia de cura.
Fonte: Revista Terapia Holística – Sinte
12 Comentários