Programação Neurolinguística
A Programação Neurolinguística (PNL) surgiu na Segunda Guerra Mundial e na década de setenta, tomou vulto através de dois amigos, sendo um craque em computação e lógica, Richard Bandler, estudante de psicologia da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz e seu professor de Linguística John Grinder.
Os dois partiram do princípio lógico de que se alguém é capaz de fazer algo com Nível de Excelência, então cada pessoa pode fazer o mesmo, quando utilizar a capacidade de organizar o cérebro e a mente, alcançando êxito total em qualquer aspecto da vida.
A PNL avalia como o cérebro integrado a mente agem na criação dos pensamentos e na reprogramação dos sentimentos que causam o comportamento emocional. Observa-se as imagens, os sons e aprende-se a ter controle sobre sua vida.
“A Programação Neurolinguística é um processo educacional de como usar melhor o nosso cérebro”segundo Richard Bandler
É uma ciência que oferece ao ser humano a forma de utilizar o cérebro para alcançar o entendimento da linguagem falada e escrita evoluindo para o resultado projetado. É algo que se passa em nosso interior, são experiências que potencializam o nosso Eu Criativo, promovendo o autoconhecimento e a criatividade com desfechos tranquilos e satisfatórios. A experiência humana de símbolos e sons funciona como um código mental e auxilia na evolução do aproveitamento do cérebro.
A PNL quando aplicada no dia a dia, serve para superar a ansiedade, a, insegurança, os problemas no relacionamento, os bloqueios, o estresse, a depressão, as fobias. Elimina o tabagismo…faz parar de roer as unhas…ativa a mudança de hábitos, promove a autoestima, a habilidade na comunicação e como aprender mais em menos tempo e de forma agradável.
Cada pensamento verbalizado ou não, funciona como uma mágica, tem poder.
Os parceiros descobriram a técnica de pessoas bem sucedidas em sua área de atuação e estudaram a maneira como estas pessoas elaboravam seus projetos e superavam suas limitações pessoais.
Um exercício para se beneficiar da PNL:
Quando estiver meio sonolento, dê um comando imperativo à sua mente, firme o pensamento no que deseja alcançar ou mudar em você e verá o desenrolar positivo.
Devemos reprogramar nossa mente passando do estado negativo para o positivo começando pelas palavras e imagens idealizadas e assertivas.
Mais um exercício da PNL:
Quando de deseja emagrecer o medo do fracasso é grande, gerado pelos pensamentos de insatisfação – nossos antigos conhecidos – em relação ao nosso corpo. No dia a dia criamos frases negativas para o nosso estado interno. As frases mais comuns como “não suporto essa barriga”e “não quero mais ser gorda” têm efeitos negativos e prolongados que ativam o CORTISOL(hormônio do stress) afetando o metabolismo. O pensamento correto deve ser “sou magra e vou permanecer magra” e “estou bem melhor e tenho prazer quando me olho no espelho”, daí o sistema neurofisiológico faz a leitura.
A força essencial da vida está dentro de nós.
Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching
Outros artigos holísticos você encontra no Blog do Matiz de Magia! Aproveite e pratique seu autoconhecimento vendo o que as cartas, as runas e o oráculo chinês lhe reservam!
6 Comentários
Luz e amor! Podemos ajudar?