Cromoterapia
A Cromoterapia surgiu no Egito há muitos séculos e somente veio para o Ocidente no século XIX.
No século XVII, Isaac Newton decompôs a luz branca nas cores do arco-íris e no século seguinte Johann Wolfgang Von Goethe descobriu o poder de atuação das cores.
A Cromoterapia é o estudo das cores empregadas na cura de doenças, harmoniza o corpo e o ambiente com o emprego da luz cromatizada, alinha os chakras, organizando uma frequência que resulta em saúde, paz e harmonia. A cura é realizada com o uso das sete cores do arco-íris ou espectro, sendo:
Três cores quentes, o vermelho que estimula a atividade mental, a adrenalina, dá energia e vigor. Atua no sistema nervoso e circulação, se usado sempre pode causar a irritabilidade;
O laranja clareia a mente, estimula a sabedoria, a criatividade e ativa o apetite. Se usado em demasia, pode deixar o ambiente pesado;
O amarelo promove o raciocínio, a memorização e equilíbrio emocional, promove a alegria e regenera nossos ossos e quando muito utilizado excita, traz o nervosismo.
Uma cor temperada, o verde, traz a esperança e satisfação, atua na força mental, é repousante, alivia dores e age no sistema nervoso e todos os outros sentidos. Possui ação cicatrizante, vasodilatadora. Em uso exagerado pode não relaxar.
E, mais três cores frias, o azul turquesa que acalma e tranquiliza, tem ação analgésica e promove equilíbrio espiritual, mas pode desencadear um sono profundo ou uma fome exagerada, quando usada direto.
O azul índigo ou anil que limpa a corrente sanguínea, tem poder anestésico e coagulante, equilibra as vibrações vitais. Cor muito usada para recém-nascidos e idosos.
A cor violeta, responsável pelas grandes transformações, atuante na saúde e responsável pela transformação das energias negativas em energias positivas, alivia o coração, a mente e os nervos. É sedativo e ajuda o sistema linfático. Elimina as infecções e inflamações.
Este estudo é usado para a harmonização pessoal e ambiental. O uso das cores ativa o meio físico e psíquico despertando o autoequilíbrio e o equilíbrio fisiológico ou seja, a homeostase.
“A saúde e a doença dependem da harmonia entre o meio ambiente, corpo e mente”, segundo Hipócrates
Fonte: Revista Terapia Holística
Tela de CASA
Outros artigos holísticos você encontra no Blog do Matiz de Magia! Aproveite e pratique seu autoconhecimento vendo o que as cartas, as runas e o oráculo chinês lhe reservam!
18 Comentários