Life Coaching
Há relatos que o Coaching surgiu na Europa, em 1500, quando na Espanha a carruagem (coche) era conduzida pelo cocheiro até o destino planejado. Estabeleceu-se aí uma analogia para os mestres, os tutores, os condutores que recebiam este título, os mesmos conduziam seus pupilos até o almejado, até o conhecimento desejado.
Em 1950, o termo coche passou para coach com o sentido de gerenciamento pessoal quando foram introduzidas as primeiras técnicas de desenvolvimento humano e pessoal valorizando cada indivíduo.
Em 1960, o Life Coaching ganhou o mundo e em 1980 o Coaching ganhou força entre os empresários.
Coaching é o processo com características específicas de impulsionar o indivíduo com seu próprio potencial e seu êxito depende da capacidade de cada um de solucionar seus problemas e estabelecer metas.
Há uma definição para Coaching que diz:
“Processo de estímulo para que a pessoa se desenvolva e se torne mais efetiva… com foco em ações praticadas para a realização de suas metas e desejos, com base no refinamento e desenvolvimento de suas próprias competências”.
Um profissional do Coaching atinge o sucesso quando alcança com habilidade a comunicação, a motivação, o planejamento, a transformação, a ética…
Existem várias modalidades de Coaching a maioria direcionada ao meio empresarial, mas, todos lançam um desafio que fala sobre o indivíduo conseguir se libertar do paradigma racional e aprender a “sentir” os sinais interiores de seu “eu verdadeiro”.
O maior obstáculo é o medo do encontro com seu interior, rico em surpresas, potencialidades, caráter. Medo em romper as camadas de proteção com os familiares, amigos, religião, trabalho, escola, enfim, medo de liberar as defesas criadas, o medo de voar.
Fonte: Revista TH e Instituto Brasileiro de Coaching
Foto: Cesar Caetano de Almeida Filho
2 Comentários