Cabala
É uma filosofia de vida, uma reunião de ensinamentos sobre Deus, o Homem, o Universo, a Criação, o Caminho, a Verdade. Uma revelação de Deus para o homem, “a Cabala é um caminho espiritual que permite trazer de volta o elo com a verdadeira origem de tudo”.
A palavra Cabala, Kabbalah, com pronúncia correta “Cabalá”, palavra oxítona, vem do idioma hebreu, uma língua do Oriente Médio, “A Língua Sagrada“, que diziam ser a escolhida por Deus para transmitir os ensinamentos à humanidade. Cabala quer dizer “receber”. Cabala é o nome de uma doutrina mística judaica, a qual procura entender a essência de Deus e o universo. Há registros que ela existe desde o século I e já no século II, foram lavrados alguns livros, os mais importantes da cabala, “O livro da criação”, “Esplendor”, e a “Torá”. A “Torá” é a Bíblia da Cabala e traz ensinamentos codificados dentro do texto sagrado, cujo propósito é decifrar tais ensinamentos ocultos.
A Cabala ostenta que cada pessoa tem em seu interior “a árvore da vida“, que é um sistema hierárquico em figura de árvore, cujo símbolo é composto por dez inteligências, criadas por Deus e colocadas no interior de cada indivíduo. São inspirações Divinas distribuídas de dez formas:
- Coroa, o pilar do equilíbrio;
- Sabedoria, pilar da misericórdia;
- Compreensão, pilar da severidade;
- Compaixão, fluxo de energia que se expande;
- Justiça, o domínio sobre os impulsos;
- Beleza, o equilíbrio da verdade;
- Vitória, vencer as próprias limitações;
- Renovação, a humildade e o reconhecimento;
- Fundamento, o alicerce o “receptáculo das emanações”e
- Reino, representa o nível de revelação.
“A Cabala é além do tempo, ela não tem um começo nem fim”, já dizia o rabino israelense Joseph Saltoun
A Cabala é um elo espiritual que esclarece o homem sobre sua origem desde bem antes da fecundação, e porque nasce,vive, os objetivos de vida e para onde vai. A doutrina se manteve em segredo por muitos anos e depois passada apenas por raros escolhidos que a mantinham em sigilo, passando apenas algumas informações boca a boca. Ainda hoje a Cabala é condenada por alguns segmentos do Judaísmo, enquanto os demais a aceitam como a única corrente dentro do Judaísmo que defende o conceito de reencarnação, que a alma retorna em outros corpos, sucessivamente, até terminar sua missão ou veem para iluminar nosso caminho, como os Anjos .
Em meados do século XIX, um ex-padre, escritor e professor, fez associação entre a Cabala e o Tarot. Ele, Éliphas Lévi, notou que os vinte dois Arcanos Maiores do Tarot se identificavam com as vinte e duas letras do alfabeto hebraico .
2 Comentários