Bola de Cristal
É o apetrecho mais antigo e significativo para decifrar os arcanos de um futuro imediato ou distante, tal qual o Baralho Cigano e o Tarot, conforme a interpretação dos videntes. A adivinhação através do cristal se embaralha com o surgimento do espelho natural, o indivíduo se aproximando da água e vendo sua imagem refletida; o balançar das águas, a imagem se desfigura e surge uma outra pessoa, um desdobramento provocado pelos movimentos, pelas ondas da água, a conscientização do duplo, a clareza da alma, que nos mostra o reencontro na lenda mitológica de Psique.
A adivinhação era praticada por magos, com o auxílio de um espelho natural, a água; conforme o rio oscilava, formando os desenhos, o mago fazia a leitura do presente obscuro e do futuro.
Na China, utilizavam o espelho de bronze para capturar os demônios.
Das águas, a crença evoluiu para os cristais, e o surgimento da Bola de Cristal, isto bem depois, meados do século XIII, na Europa Medieval, provavelmente trazido do Oriente, pois lá havia o ofício de ourives que esculpia a pedra de cristal.
A forma arredondada da Bola de Cristal, representa a perfeição absoluta, o mundo na sua totalidade, uma concentração de fluidos; o cristal, deixado pelos deuses, simboliza um instrumento natural de comunicação, do visível e o invisível. Então, os dois símbolos unidos, se tornaram a representação mágica e sagrada.
Assim, do passado distante, até os dias atuais, a Bola de Cristal, deve ser consultada somente em casos extremos e com certos cuidados. A arte de interpretar a Bola de Cristal não é ensinada e sim adquirida; a habilidade já nasce com a pessoa, quase sempre através de uma mulher cigana, que nasce de dez em dez anos. Uma sensitiva da bola de cristal deve seguir algumas tradições, tais como:
- a magia somente acontece se o material da esfera for de cristal de rocha ou berilo;
- quando em repouso, isto é, sem ser utilizada, a mesma deve ser protegida da luz do sol;
- abrigada em lugar secreto, numa temperatura constante e temperada, ao norte da porta de entrada;
- fazer a consulta somente à noite, com lua cheia ou crescente, sem tocar na esfera e sem plateia, somente com o interessado e
- uma concentração absoluta para enxergar os desenhos que se descortinam.
Os desenhos mais comuns, são:
Nuvens
Nuvens escuras– infortúnios, dificuldades;
Nuvens claras– problemas serão resolvidos;
Nuvens azuis– felicidade, período favorável;
Nuvens verdes– sorte, lucro, prosperidade;
Nuvens violetas– harmonia e paz;
Nuvens vermelhas– conflito, paixão;
Nuvens amarelas- verdade surgindo, clareza;
Nuvens alaranjadas– dúvida, indecisão, dificuldade, falta de firmeza.
Símbolos
Âncora– equilíbrio, estabilidade;
Balança– questão na justiça;
Cálice– união, associação, proposta;
Coração– amor, intensidade;
Coroa– êxito, prestígio;
Espada– conflito, desacordo;
Estrela– sorte, acontecimento providencial;
Fruto– colheita, nascimento;
Máscara– traição;
Olho– revelação, intuição;
Pássaro– notícia, viagem;
Serpente– problema de saúde, excesso.
Rostos
Rosto à esquerda– desconfie de alguém que está bem próximo;
Rosto à direita– confie em quem está ao seu lado.
A Bola de Cristal é exemplo do uso das propriedades especiais dos cristais; é o símbolo da pureza, da clareza, da união dos opostos: o espírito e a matéria.
Texto inspirado: Aprender e conhecer a astrologia. Presságios, crenças, mistérios. Editora SALVAT
Outros artigos, você encontra no Blog do Matiz de Magia! Aproveite e pratique seu autoconhecimento vendo o que o Baralho Cigano, as Runas , o Tarot e o Oráculo Chinês lhe reservam!
4 Comentários