Espiritualidade Cura
Grande parte da humanidade, no momento do sufoco, busca a espiritualidade, a conexão com o Criador.
Muitos comprovam sua fé e apontam a diferença que faz, ao se depararem com fatos difíceis e estressantes do cotidiano, principalmente quando surge uma doença, um estado de saúde precário.
Em 1960, John William Osler, observou o poder da fé nos pacientes avaliados. Ele publicou no Jornal Médico Britânico, o artigo, “A Fé que Cura”. E, nesta pesquisa, ele observou que a ciência aliada a espiritualidade, surtia um efeito maravilhoso. Ele viu que a fé podia mudar o desfecho final do paciente e estreitar o diálogo, médico e paciente.
Deste modo, ficou claro que a espiritualidade, usada por pacientes no enfrentamento das provações é uma ação benéfica. Inúmeros pacientes gostariam que os profissionais da saúde demonstrassem aceitação e respeito por este hábito. Outros desejariam que pelo menos, fosse abordado o tema, “fé” durante o tratamento, isto para estreitar a confiança e a esperança.
Há relatos que mostram os efeitos positivos na recuperação dos pacientes depressivos; as taxas reduzem consideravelmente, quando a espiritualidade está envolvida no contexto.
A modernidade da medicina com seus avanços tecnológicos aliada a espiritualidade aumentam a possibilidade de vida do paciente.
By Anna Paula S. Alvares e César Caetano de Almeida Filho
4 Comentários