Oligoterapia
Oligoterapia conhecida como terapia dos oligoelementos e terapia ortomolecular é uma ciência que tem como objetivo principal equilibrar as funções do organismo com vitaminas e minerais, promovendo um estímulo para cura de doenças consideradas em fase inicial, sendo avaliados os sintomas orgânicos, psíquicos e emocionais de forma mais acurada.
A Oligoterapia é usada desde 6000 anos a.C. Descoberta pelos sacerdotes caldeus , mas, somente em 1897 algumas pesquisas foram iniciadas através de Gabriel Bertrand que colocou em evidência os catalisadores, fazendo parte dos micronutrientes essenciais a vida, contudo, a técnica tomou vulto em 1932, pelo médico francês Jacques Menetrier, quando conseguiu equalizar a proporção das carências do organismo, o equilíbrio bioquímico (minerais e vitaminas) essenciais ao nosso corpo.
A ausência destas substâncias em nosso organismo abre espaço para um desequilíbrio físico-emocional. Pensava-se que através da alimentação todos os elementos necessários eram repostos, entretanto, nada disso acontecia.
Quando os minerais faltam logo aparece a ansiedade, o stress, a depressão, a síndrome do pânico e até as doenças de pele como a psoríase e outros males como a osteoporose.
A Oligoterapia tem como função repor o que falta em nosso organismo.
O tratamento não tem restrições, apenas pede-se cuidado com os alimentos que podem bloquear a absorção dos minerais, como a carne vermelha, a laranja, a cebola, o tomate, o leite e outros. Tomam-se doses de minerais e logo o equilíbrio se instala harmonizando o corpo.
O tratamento possibilita ao paciente uma vida mais saudável e também não apresenta efeitos colaterais, dependências e contraindicações ao organismo.
Fonte: Revista Terapia Holística
4 Comentários