Psicoterapia
A Psicoterapia surgiu da Psicanálise, em 1890 quando Freud observou que quase todos os casos de depressão, de dificuldade de socialização e até mesmo o distúrbio mental poderiam ser tratados com terapias individuais ou em grupo, reintegrando o indivíduo à vida.
Estabeleceu-se como linha principal, o tratamento dos problemas da mente, com técnicas psicológicas, equacionando as patologias apresentadas e auxiliando o funcionamento mental e o equilíbrio social, intelectual, profissional, espiritual… que conduz à boa saúde.
A Psicoterapia é exercida através do profissional de saúde mental que faz uma triagem, uma anamnese.
A consulta não deve extrapolar cinquenta minutos, num período semanal. Logo se observará a redução do sofrimento ou até mesmo a eliminação do problema.
Psicoterapia é o uso clínico do conhecimento, baseado no corpo teórico científico.
Em 1950, o psicólogo alemão, Hans Eysenck afirmou “a psicoterapia não tinha efeito nenhum, que era melhor ficar em casa, do que buscar um terapeuta.” Em 1993 começou um novo estudo mais aprofundado na psicoterapia, associado à pesquisa farmacêutica, diferenciando o efeito placebo, ou seja, a melhora dos sintomas devido à expectativa do indivíduo, promovendo a cura do mesmo.
Em 1998, o psicólogo suiço, Klaus Grawe confirmou o efeito da Psicoterapia sobre a saúde mental do indivíduo. Grandes vultos “examinaram“ o processo terapêutico antes e durante o tratamento e o descreveu assim:
Estágio “Pré Contemplativa”, à fase da despreocupação. Quando o paciente não sabe, detalhadamente, do seu problema;
Estágio da “Consciência”, o paciente se dá conta dos problemas mas, sente que “a cura” pode estar distante;
Estágio da “decisão”, quando o paciente opta pela terapia;
Estágio da “ação”, o paciente investe tempo, esforço e dinheiro;
Estágio da “manutenção”, logo ao terminar as terapias, o paciente investe em mudanças diárias;
Estágio da “estabilidade”, a fase da cura, o paciente soluciona o problema.
“A Psicoterapia estimula o conhecimento interior, desde as reflexões sobre a concepção, até o momento atual, com visões mais claras de um futuro promissor.”(CASA)
Fonte: Revista Terapia Holística
———————————————————————————————————————————————————————-
Outros artigos holísticos você encontra no Blog do Matiz de Magia! Aproveite e pratique seu autoconhecimento vendo o que as cartas, as runas e o oráculo chinês lhe reservam!
11 Comentários