Respiração Holotrópica
Trata-se de uma técnica de respiração que aumenta a oxigenação no cérebro. Stanislav Grof e Christina Grof , ampliaram este estudo praticado pelos iogues desde os primórdios. O casal endossa que a psicologia transpessoal defende o estudo da espiritualidade humana
Respiração Holotrópica é uma rica auto-exploração da Psicologia. Uma redescoberta do ser. Uma exploração existencial, um estado cósmico no qual o indivíduo se identifica com seu semelhante, e também, com os demais seres vivos do planeta.
A Respiração Holotrópica permite alcançar estágios elevados da consciência sem uso de medicamentos.
Esta prática tem sido utilizada desde 1976, com enorme impacto terapêutico e progresso pessoal. Holotrópica, quer dizer: “mover-se em direção à totalidade”. Do grego, Holos “todo” e Trepein “mover em direção”.
A experiência consiste na arte e trabalho corporal, associada a música evocativa e a respiração profunda e ritmada.
Através da respiração holotrópica, podemos reprogramar nosso cérebro, eliminando da nossa psique, os traumas profundos que causam as doenças e os sentimentos negativos.
Para uma respiração perfeita:
- O primeiro passo consiste na escolha da música com marcações ritmadas, como os sons tribais ou música eletrônica de longa duração, aproximadamente 04 h.
- O segundo passo é o ensaio da respiração;
- O terceiro passo, respire mais profundamente e com rapidez.
- O quarto passo, mantenha a respiração circular, isto é, respire sem intervalos, enchendo e esvaziando os pulmões;
- O quinto passo, continue respirando rápido, porém, sem fadiga para que possa estender a respiração por um longo tempo.
Algumas pessoas preferem executar este exercício com a boca aberta, mas podem escolher respirar somente pelo nariz. A ideia é hiper oxigenar o cérebro.
A Respiração Holotrópica ou experiência transpessoal nos proporciona domínios míticos e arquetípicos. Libera o inconsciente coletivo, o transcendente, o cosmos que auxiliam numa vida harmoniosa e feliz.
4 Comentários