Sincronicidade

Momento em que situações acontecem ao mesmo tempo. Neste caso, não se trata de coincidência simples e sim, uma “coincidência significativa“, isto é, algo que extrapola a probabilidade de acasos.

Jung afirmou: “a sincronicidade acontece quando há a união de eventos internos e externos”. Na sincronicidade, o que acontece não é aleatório.

“A sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado. Desta forma, é necessário que consideremos os eventos sincronísticos não relacionados com o princípio da causalidade, mas por terem um significado igual ou semelhante. A sincronicidade é também referida por Jung de “coincidência significativa”.

“O termo foi utilizado pela primeira vez em publicações científicas em 1929, porém Jung demorou mais 21 anos para concluir a obra “Sincronicidade: um princípio de conexões a causais”, onde o expõe e propõe o início da discussão sobre o assunto. Uma de suas últimas obras foi, segundo o próprio, a de elaboração mais demorada devido à complexidade do tema e da impossibilidade de reprodução dos eventos em ambiente controlado”.

É muito importante que se atente aos sinais.

Foto: Cesar Caetano de Almeida Filho

Outros artigos, você encontra no blog do Matiz de Magia! Aproveite e pratique seu autoconhecimento vendo o que o Baralho Cigano, as Runas , o Tarot e o oráculo chinês lhe reservam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *