Ter Saúde
O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas, viver sábia e seriamente o presente (Buda)
Em 1977, Christopher Boorse, afirmou: “Ter saúde é o mesmo que ter ausência de doença”. E, em 2001, Lennart Nordenfelt, derrubou a tese de Boorse, defendendo que “ter saúde é um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias”.
A desordem espiritual, as ondas nocivas intoxicam o corpo espiritual e impossibilitam ter saúde.
Assim, ter saúde é bem mais que não ter doença, estende-se à boa disposição física e mental, bem estar social e econômico, passa pela paz do espírito, chegando à tranquilidade da alma.
Uma alimentação equilibrada, associada à prática de exercícios e uma mente serena são fatores para se ter saúde. Quando a autoestima está alta, ter saúde é quase uma consequência.
Às vezes, um indivíduo vive em um lugar agitado, ao lado de pessoas estressadas e mesmo assim, consegue ter saúde, isto acontece, quando sua mente permanece de forma saudável e serena.
Ter saúde é mais que um corpo sadio, é ter tempo para passear e fazer as coisas que aprecia.
Ter saúde é viver feliz, em harmonia com a natureza, curtir as etapas da vida com sabedoria.
Sob o ponto de vista da filosofia oriental, ter saúde é “equilíbrio e harmonia em todas as áreas da vida”.